Malditas aftas! Livre-se do problema de uma vez por todas

Estas feridas aparecem na boca e tendem a desaparecer naturalmente, dentro de uma a duas semanas, porém enquanto isso não acontece provocam dor e incómodo. Não espere mais: livre-se já das aftas.

Malditas aftas! Livre-se do problema de uma vez por todas

As aftas são pequenas feridas que surgem na boca, mais especificamente nos lábios, nas gengivas, nas bochechas, na língua ou na garganta. Ainda não se sabe ao certo o que provoca o seu aparecimento, mas parecem surgir sobretudo devido a episódios extremos de cansaço, de stress e de ansiedade e quando o sistema imunitário está por um motivo ou outro mais fragilizado.

Pasta de dentes

Pode ser aplicada diretamente ou diluída em água para bochechar.

Água oxigenada de 10 volumes

É vendida nas farmácias. Passe a substância na afta com um cotonete, eliminando assim as bactérias.

Chá-mate ou chá preto

Use-o para bochechar ou coloque o saco da infusão diretamente na afta. Mas atenção quando o preparar não lhe adicione açúcar.

Como evitar as aftas?

Mantenha uma higiene oral adequada: escove os dentes, passe o fio dental e bocheche com um liquido de desinfeção. Se tem aftas constantemente, e sente muitas dores ou experiencia ainda febre altas, tal poderá ser um sintoma de alguma condição mais grave de saúde – procure o seu médico!

O que comer quando tem aftas?

Alimentos cozidos e de fácil mastigação, como papas, purés ou sopas. E iogurtes, especialmente os probióticos que promovem a produção de bactérias benéficas no intestino, ideais para manter a manutenção de um organismo saudável. Evite alimentos mais duros como carne ou torradas; e também de cariz mais ácido, nomeadamente fruta, como o ananás, o kiwi e a laranja. Adicionalmente, o consumo de álcool não é de todo recomendado.

POR LILIANA LOPES MONTEIRO

Comente

© 2013 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Web - Todos Direitos Reservados.