Essas são “10 flores carniças” que tem os cheiros mais fedidos do mundo.

s flores em sua visão mais simplória e comum, são reconhecidas por quais fatores mesmo? Ah sim, vem você dizendo, consultando o ‘tico e o teco‘: PELA BELEZA E PELO CHEIRO.

Boa! Isso aí, já está gabaritado o suficiente pra ganhar a ‘estrelinha dourada da Tia Clotilde’, professora de Biologia do colégio!

Mas geralmente quando associamos o cheiro às flores, nos vem maravilhas de aromas à mente.

E se eu te disser que existem flores ao redor do mundo que variam o odor exalado entre aromas como carne em decomposição e até mesmo à fezes? E que incrivelmente, muitas delas são realmente cultivadas artesanalmente?

Curioso, não?! Os fatores que levam a isso, vocês vão poder ver logo abaixo!

10. Aristolochia Gigantea

1280px-Aristolochia_gigantea_III

Essa planta é nativamente brasileira e possui uma flor de cor avermelhada que emite um cheiro comparado ao odor de fezes.

Você se engana se está achando que ela ser ‘fedida’ é um fator ruim para ela. Acredite, de certo modo , isso acaba facilitando a sua polinização, pois o forte odor, atrai diversos insetos dos mais diferentes tipos possíveis, que porventura ficam com resquícios de pólen da planta.

9. Stapelia Gigantea

Originária do sul e do leste da África, esta planta que tem uma flor que é também conhecida como planta-sapo, é responsável por propagar no ar um odor extremamente intenso de carne podre.

E assim como a plantinha anterior, o odor dessa flor ajuda a atrair os insetos que auxiliam em sua polinização. Stapelia Gigantea é uma grande flor, que cresce até 35cm de diâmetro, e possui variações de cor que vão de amarelo à tons de vermelho. Muitas vezes, é cultivada como uma planta caseira, apesar de seu mau cheiro.

8. Jack in the Pulpit

img_6989

Pode ser conhecida por vários nomes como snakeshead, ‘raiz da víbora’, ‘arum selvagem’, ‘amido de raiz’ e etc, mas ninguém, ninguém mesmo, vai ter opiniões diferentes sobre o seu cheiro, que se assemelha ao de fezes.

A Jack The Pupit, de nome científico, Arum maculatum,  é encontrada por toda a Europa e pela Turquia, sendo comumente achada nas florestas desses locais. A planta, assim como as demais, atrai os insetos com seu odor e usa eles para lhe polinizarem.

7. Dead Horse Arum Lily

dead_horse_arum-w-flie

Um dos aromas mais fétidos do mundo! Essa é a sensação que as pessoas descrevem sobre o odor emitido por essa simpática flor de nome científico, Helicodiceros muscivorus. Ela é nativa da Córsega e das Ilhas Baleares. A flor emite um odor de carne podre e é uma planta termogênica, sendo capaz de aumentar a sua temperatura de termogênese, uma característica que atrai insetos polinizadores, juntamente com o seu pavoroso odor que é conhecido no mundo todo.

6. Western Skunk Cabbage – Flor do Pântano

skunk1

A Ocidental Skunk (Lysichiton americanus) é encontrada em pântanos e áreas alagadas, do mundo todo, com mais incidência, principalmente nas regiões banhadas pelo Oceano Pacífico. Sua flor exala um cheiro repulsivo no momento que floresce.

O cheiro permanece por um longo período de tempo, mesmo depois da flor se secar. O odor atua como um agente para atrair insetos que a ajudam na polinização.

5. Serpentária

Dracunculus_vulgaris(serpentaire)

A serpentária, é conhecida por uma série de nomes, que já te farão perceber o quão agradável, deve ser o cheirinho dela. Entre os nomes, podemos destacar: ‘arum preto’, ‘lírio do voodoo’, ‘lírio cobra’, ‘lírio-do-fedor’ e ‘arum-de-dragão’. Esta flor é nativa dos Balcãs e também é comum em algumas partes da Turquia.

É bonita, inegavelmente.  Com uma mistura de roxo e vermelho, mas é conhecida por apresentar uma experiência olfativa extremamente ruim. A flor exala um cheiro podre, embora atraia polinizadores, por conta disso.

4. Hydnora Africana

gidnora15

Hydnora africana é uma planta nativa parasitária da África Austral. Não tendo nenhuma clorofila, cresce subterrânea, com exceção de sua flor. Que por sua vez emite o cheiro de fezes, que acaba atraindo os polinizadores. O mau cheiro é gerado por osmóforos, uma área esponjosa nas pétalas de flores. A planta produz um fruto que cresce debaixo da terra e leva quase dois anos para amadurecer.

3. Rafflesia Arnoldii

104894-050-786F7445

A maior flor individual do mundo é também uma das mais fedidas! Essa ai é a Rafflesia, que se assemelha aos Pokémons Gloom e Vileplume. Ela é linda de se olhar, mas não tão atraente para os nossos sentidos olfativos. Uma genuína residente de florestas tropicais da Indonésia, esta flor pesa cerca de 10 kg e, geralmente, tem um diâmetro de três pés. A flor é parasita, e não tem raízes, folhas, nem caules. A Refflesia possui um cheiro pútrido não muito diferente de um corpo em decomposição, e é classificada como uma das ‘flores carniça’ mais famosas do mundo.

2. Titan Arum

Titan-Arum

Também conhecida como a flor-cadáver,  a Titan Arum (Amorphophallus Titanum) é nativa das florestas tropicais da Sumatra, Indonésia. Tendo a maior inflorescência não ramificada de todo o mundo, as flores são de uma cor vermelho escuro com o exterior das pétalas que variam de amarelo à verde. A freqüência de floração varia de um a dez anos, e as flores só permanecem vívidas por menos de um dia. Ela produz um cheiro horrível enquanto está florescendo. É chamada de flor-cadáver por motivos óbvios, né?

1. Bulbophyllum Phalaenopsis

2408674581_8692603f58_b

E eis que chegamos ao topo da nossa listinha das flores com os piores cheiros do mundo. A medalha de ouro vai para a Bulbophyllum Phalaenopsis. Nativa da Nova Guiné, esta flor é uma variedade de orquídea. Encontrada em cores que variam a tonalidade do branco ao creme, e em outra classe, do vermelho ao roxo. A flor dela emite o odor de carne podre característico dessas plantas fedidas, que atrai moscas que ajudam na sua polinização. A planta é uma das maiores no gênero, e é uma das orquídeas mais cultivadas do mundo, pela peculiar característica de exalar ‘futum’.

A reação mundial de quem cheira essas belezinhas pode ser resumida nesse gif:

Edward-Smelling-Corpse-Flower

Fonte: Fatosdesconhecidos

 

 

Comente

© 2013 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Web - Todos Direitos Reservados.