Em defesa dos lojistas, CDL Porto Velho e demais entidades cobram do Governo atenção à segurança pública nos centros comerciais

Na manhã desta sexta-feira, 13, lideranças empresariais estiveram em reunião com o comando
da segurança pública do Estado de Rondônia, no Palácio do Governo, em Porto Velho, para
discutir e buscar uma solução sobre a temática acerca da sensação de insegurança enfrentada
nos centros comerciais da Capital.
A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Velho, Joana Joanora das
Neves, expôs sobre a grande demanda de reclamações que a entidade recebe sobre
arrombamento, assaltos, roubos/furtos. Segundo ela, as ocorrências policiais são registradas e
enviadas às autoridades, mas não tem tido retorno. “A gente se sente incapaz. Ao chegarmos e
verificarmos a nossa empresa arrombada é triste. Agora, estão agindo com um novo perfil, ou
seja, perfurando as paredes do fundo das lojas e entrando. Também se nota que não estão
buscando equipamentos eletrônicos e, sim, dinheiro. Mas, não encontrando, acabam levando
mercadorias”, destacou.
Joana Joanora também expôs que o problema é antigo, mas percebe-se que agora, tem se
ampliado. “Têm lojas que somente em junho já foram alvo dos bandidos duas vezes. Como
somos cobrados, estamos buscando soluções para que não sejamos [donos, funcionários e
clientes] num futuro próximo reféns. Todas as regiões estão sendo prejudicadas”
Já Francisco Holanda de Oliveira, que representou a Federação do Comércio de Bens,
Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio-RO), destacou que a motivação da
reunião é dar incentivo à atuação dos órgãos competentes. “Entendemos que é preciso um tipo
de estratégia de inteligente para conseguirmos chegar num resultado, reduzir esses índices de
criminalidade, com um maior empenho”.
PREOCUPAÇÃO COM ESTRATÉGIAS
De acordo com o presidente do Sindicato dos Atacadistas de Rondônia, Júlio Cesar Gasparelo,
vários prédios de sua área sofreram com assaltos que, normalmente, ocorrem no período
noturno e, a busca é por cofre e quebram muita coisa. “Hoje em dia é difícil achar dinheiro nas
empresas e, hoje estamos preocupados que possam mudar a estratégia de atuação para
querer mais. Isso assusta o empresário”, disse preocupado. “Precisamos de mais inteligência
para que isso possa ser adiantado, com um flagrante, por exemplo”, reforçou.
EQUIPES RECEOSAS
Outros empresários presentes na reunião citaram que, as suas equipes estão receosas de
realizarem ocorrências por medo de serem marcados pelos bandidos, por estarem em regiões
consideradas de ‘perigo’ e de muita movimentação. A rua Amador dos Reis e Avenida
Jatuarana, por exemplo, foram citadas como de muita movimentação, sobretudo, a partir das
17 horas, deixando a região com pouca cobertura policial.
O representante do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado de Rondônia (Sindilojas),
Adailton Barbosa, relatou que o sentimento da sua categoria é de repúdio devido a insegurança
do momento. “Há muitos prejuízos ao contribuinte e os funcionários ficam com medo de realizar
o atendimento. Sem clientes, por medo, reduz a venda e a renda e causam prejuízos ao
Estado. Cada vez mais cresce as despesas e reduz o lucro”, destacou.
ENCAMINHAMENTOS
De acordo com o capitão PM Marcelo Duarte Correia, secretário executivo do gabinete do
governador de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania
(Sesdec), tem sido trabalhado um pacote de tecnologia, não apenas com câmeras de
monitoramento, mas com tecnologia facial e leitura de placas de veículos. Além disso, a
contratação de mais de 100 jovens para atuar no acompanhamento deste serviço (câmeras),
substituindo o trabalho de policias por jovens para que o efetivo esteja mais atuante nas ruas.

Na próxima semana, uma nova reunião será viabilizada para discutir um plano de ação de
forma estratégica através do programa “Rondônia Mais Segura”, visando dar maior segurança
nas regiões comerciais. “Essa aproximação é positiva. Apenas pelo fato de conversar com um
integrante da Polícia já dá um afago ao comerciante e, com isso, facilita o andamento de
atendimento às demandas”, finalizou capitão.

Fonte: Assessoria CDL

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